Estudos e Projetos
A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), pretende, através deste documento dar uma mostra do trabalho que tem vindo a desenvolver em Portugal, na luta contra a diabetes e na sua prevenção e diagnóstico precoce, num dos maiores flagelos da saúde a nível mundial e em Portugal. Tem realizado uma importante intervenção nos vários Municípios, no âmbito da Promoção da Saúde e Prevenção da Diabetes e comorbilidades. Acreditamos que a capacitação do cidadão nos processos de decisão relativamente à sua saúde contribui para ganhos em saúde e bem-estar da população.
Tendo a APDP uma ter uma visão integrativa e como principal missão a prestação de cuidados de saúde de carácter preventivo, curativo e de reabilitação, tem intervindo nos municípios do país, através de programas de educação, motivação, rastreiros, entre outros.
Intervenção nas escolas/creches para a promoção de comportamentos promotores da saúde, solicitadas pelas entidades escolares;
Intervenção nas escolas com crianças com diabetes tipo 1, de forma a contribuir para a as crianças encontrem na escola um ambiente seguro que lhes permita manter os cuidados adequados inerentes ao seu tratamento.



Investigação
São grandes os esforços científicos e financeiros que anualmente se investem ao nível mundial na investigação fundamental e clínica da Diabetes, em busca de respostas que permitam conhecer melhor a realidade que envolve esta doença, a(s) suas causa(s), manifestações e complicações, bem como novas formas de tratamento da diabetes e suas complicações, que contribuam para a melhoria do estado de saúde das pessoas com diabetes.
Também aqui a APDP tem dado o seu contributo, fruto da sua longa história e da dinâmica recentemente implementada.
Actualmente, a vertente de projetos de investigação e desenvolvimento é conduzida predominantemente pelo Departamento de Estudos, Projectos e Ensaios Clínicos (criado em 2002), mais vocacionado para ensaios clínicos, muitos deles internacionais, e pela APDP-ERC, Departamento de Educação e Investigação (criado em 2011), vocacionada para o largo espectro da Medicina translacional, construindo pontes entre a Ciência de base e a Investigação Clínica.
A APDP participa em estudos e projetos com entidades nacionais e internacionais, focados na diabetes e outras doenças associadas, nos campos da fisiologia/fisiopatologia, novos alvos terapêuticos, organização dos cuidados de saúde, integração de serviços digitais e literacia em saúde.


Também no panorama nacional se tem observado o crescimento da APDP nesta área, com projectos FCT aprovados como instituição proponente ou como instituição colaboradora.
A APDP tem tido também um importante papel no desenvolvimento de Estudo da Prevalência da Diabetes em Portugal, quer na sua primeira fase, em 2009, como no follow-up que decorre actualmente, em colaboração com a Direcção-Geral de Saúde e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia. Colabora igualmente com inúmeras instituições de Ensino Superior e no Ensino Politécnico na realização de estudos e no acompanhamento e orientação de trabalhos de alunos de medicina, enfermagem, nutrição e psicologia de outras universidades e faculdades.
Tem também sido integrada a valência de Serviço Social, na perspectiva do trabalho em equipa multidisciplinar, estudando-se os aspectos relacionados com a integração dos determinantes sociais da diabetes na sua identificação e referenciação, e na melhoria dos cuidados de saúde
Rastreios para Diabetes tipo 2
Este rastreio prevê a avaliação de parâmetros antropométricos, a aplicação do questionário de risco de diabetes tipo 2 e aconselhamento individualizado sobre os fatores modificáveis identificados.




Rastreios para Diabetes tipo 1
A APDP vai promover o rastreio à diabetes tipo 1 de 10.000 crianças ao nível nacional. Tem como objetivo identificar as crianças e jovens em maior risco de desenvolver diabetes tipo 1
Casa da Diabetes
Programa de educação e motivação para a compensação da Diabetes Este programa de mudança e manutenção de comportamentos relacionados com estilos de vida saudável (alimentação e atividade física), no âmbito da diabetes tipo 2, pretende melhorar a autogestão da doença, com intuito de reduzir e evitar complicações tardias da diabetes.
Nos últimos anos, tem sido desenvolvida em diferentes localidades de Portugal, nomeadamente, Covilhã (apoio da Câmara Municipal da Covilhã e Associação do Diabético da Serra da Estrela), Proença-a-Nova (apoio da Câmara Municipal de Proença-a-Nova), Lisboa (apoio da Junta de Freguesia do Areeiro e da Junta de Freguesia do Arroios) e em Cascais (apoio Câmara Municipal de Cascais).



Diabetes mais simples
Programa de educação e motivação para a compensação da Diabetes – Formação Remota
Este programa remoto, de mudança e manutenção de comportamentos relacionados com estilos de vida saudável (alimentação e atividade física), no âmbito da diabetes tipo 2, pretende melhorar a autogestão da doença, com intuito de reduzir e evitar complicações tardias da diabetes. Apoio da Câmara Municipal de Lisboa


Gosto
Programa de educação e motivação para pessoas em risco de ter Diabetes
Este programa é desenvolvido desde 2016 pela APDP tanto no âmbito comunitário como empresarial. Este programa motivacional de prevenção de diabetes tipo 2 que contribui para a mudança e manutenção de comportamentos relacionados com estilos de vida saudável (alimentação e atividade física) e para a gestão do peso, de forma a reduzir o risco de ter diabetes.
Atualmente a decorrer em Cascais (apoio Câmara Municipal de Cascais) e em Oeiras (apoio Câmara Municipal de Oeiras.
Diabetes em Rede
Contribuí para a melhoria dos cuidados de saúde prestados às pessoas com diabetes utilizadoras/residentes de serviços ou equipamentos de Apoio Social. Foi desenvolvido no Alentejo e Algarve, com o apoio da DGS.




• A capacitação das pessoas com diabetes, cuidadores e trabalhadores dos serviços e equipamentos sociais;
• Identificação de risco/complicações associadas à diabetes;
• Avaliação do Risco do Pé Diabético.

Prevenção das amputações através do apoio social domiciliário
Tem como objetivo prestar cuidados a pessoas com necessidade de cuidados especializados ao pé diabético e que não se podem/devem deslocar do seu domicílio. Projeto RAAML- apoio Câmara Municipal de Lisboa
Workshop de culinária "Alimentação Saudável e Sustentável na Diabetes Tipo 2"
As mudanças no estilo de vida desempenham um papel crucial na prevenção da Diabetes tipo 2. Entre essas mudanças, a maior adesão a uma alimentação baseada em alimentos de origem vegetal tem demonstrado benefícios para a prevenção da doença. Neste contexto, este projeto propõe workshops de culinária com uma abordagem prática e envolvente: Aprender, Preparar, Apreciar.
O objetivo é promover práticas alimentares saudáveis e sustentáveis, alinhadas com os princípios das dietas baseadas em produtos de origem vegetal através de uma metodologia interativa, onde os participantes aprenderão a preparar receitas equilibradas e saborosas, incentivando a sua inclusão no dia a dia. Esta iniciativa visa não apenas melhorar a saúde individual, mas também contribuir para o bem-estar geral e para a adoção de hábitos alimentares mais conscientes. Esta intervenção teve por base o Projecto Comer Melhor Viver Melhor. Com o apoio Câmara Municipal de Sintra


