Notícias

APDP e ACAPO unem esforços para apoiar pessoas com diabetes e baixa visão

Para melhorar a qualidade de vida e a inclusão social das pessoas que vivem com diabetes e baixa visão, a APDP e a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, estabeleceram um protocolo de colaboração que permite a cada uma das associações encaminhar pessoas para os serviços que o parceiro presta, entre outras atividades.

Assinatura do Protocolo entre a APDP e a ACAPO

Sensibilizar a população para a baixa visão, cooperar em projetos para o desenvolvimento de novas respostas e em estudos de investigação em prol das pessoas com deficiência visual e/ou diabetes, suas famílias, cuidadores e comunidade, são outros dos objetivos do protocolo agora assinado.

 

Sobre a relação entre a diabetes e a baixa visão, Isabel Correia, enfermeira coordenadora da Consulta de Oftalmologia e do Bloco Operatório da APDP, explica que “cada vez mais a diabetes não cega, a diabetes reduz a visão. Nós, profissionais de saúde temos de estar atentos a estas necessidades e percebermos que temos algo a dar a estas pessoas. Reencaminhá-las, usar algumas estratégias simples, melhorarmos a comunicação com as pessoas. Não é o fim de linha.”

 

A consulta da Baixa Visão da APDP existe desde 2022 e nasceu da necessidade sentida na Consulta de Oftalmologia e na Consulta de Diabetes, de dar uma resposta mais especializada às pessoas com baixa visão e diabetes. Nesta consulta, são ensinadas estratégias para controlar a diabetes adaptadas à baixa visão e estratégias de suporte às atividades na vida diária.

Lisboa, 27 de julho de 2023