Com o objetivo de promover narrativas inclusivas, a Barbie Diabetes Tipo 1 chegou às lojas para celebrar a inclusão nas brincadeiras infantis. A iniciativa contou com o apoio da APDP.
No mês de julho a Mattel lançou a nova Barbie Diabetes Tipo 1 (DT1), uma boneca que se junta à linha global Barbie Fashionistas e que visa aumentar a representatividade das crianças, promover novas narrativas e incentivar brincadeiras que divertem e ensinam. Portugal conta com a apresentadora e personal trainer Inês Abrantes como embaixadora.
Para garantir uma representação fiel da Diabetes Tipo 1, a Barbie lançou esta boneca em parceria com a Breakthrough T1D, a principal organização mundial dedicada à investigação e defesa desta condição autoimune crónica. A nível nacional, a Mattel contou ainda com o apoio de três crianças da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) que participaram no vídeo da campanha de lançamento.
Segundo Raquel Coelho, Coordenadora Médica do Departamento de Crianças e Jovens da APDP, “acreditamos que a representatividade é essencial para promover a autoestima e o bem-estar das crianças com Diabetes Tipo 1. A nova Barbie é uma ação importante na aceitação desta condição, permitindo que as crianças se vejam refletidas nas suas brincadeiras e histórias. Estamos orgulhosos por ter contribuído para esta iniciativa que valoriza a inclusão.”
Cuidadosamente desenvolvida, a nova Barbie Diabetes Tipo 1 resulta de um trabalho que reflete com precisão os dispositivos médicos usados pelos portadores desta condição, até nos mais pequenos detalhes. Desde a bomba de insulina, que permite a administração automatizada de insulina conforme necessário, à carteira azul-pastel, perfeita para transportar os acessórios médicos ou snacks para o dia, até ao conjunto de top e saia azul com bolinhas brancas, que fazem referência aos símbolos globais da consciencialização para a diabetes.
Inês Abrantes é a primeira embaixadora da Barbie Diabetes Tipo 1 em Portugal, já que se tem dedicado à normalização e aceitação da Diabetes Tipo 1, mostrando que a doença não é o fim do mundo, mas sim uma oportunidade para viver de uma nova forma. Praticante de desporto desde que se lembra, Inês revela que o seu objetivo de vida é capacitar cada vez mais pessoas através do exercício físico, do conhecimento e domínio do corpo, ajudando-as a aumentar a autoestima e a sentirem-se mais integradas na sociedade. Reitera acreditar que a nova Barbie Diabetes Tipo 1 será, para as crianças, um símbolo importante de aceitação pessoal e social.
Lisboa, 10 de julho de 2025