Notícias
APDP apela a mais rastreios e melhor acompanhamento das pessoas com diabetes que sofrem de baixa visão
No Dia Mundial da Visão, a APDP alerta para a importância dos rastreios regulares da retinopatia diabética, uma complicação da diabetes que pode levar à baixa visão e cegueira. Em Portugal, estima-se que existam mais de um milhão de pessoas com diabetes, sendo que cerca de 30% desenvolvem retinopatia diabética. Destes, um terço poderá vir a sofrer de perda de visão significativa.
Segundo dados do The Diabetic Retinopathy Barometer Report – Global Findings, publicado pela Federação Internacional da Diabetes, 1 em cada 3 pessoas que vivem com diabetes terá retinopatia diabética ao longo da sua vida. 20% têm dificuldade em manter o controlo da sua doença devido à limitação visual. A retinopatia diabética é uma doença ocular, silenciosa nas fases iniciais e danifica os vasos sanguíneos da retina, a área do olho responsável pela formação de imagens. À medida que a doença progride, podem surgir sintomas como visão turva, manchas no campo visual e dificuldade em visualizar cores. Sem o tratamento adequado, a retinopatia diabética pode levar à perda progressiva da visão e, em casos mais graves, à cegueira.
“A diabetes não só é uma das causas principais de cegueira, mas também de casos de baixa visão. O acompanhamento médico regular para pessoas com diabetes, incluindo consultas de oftalmologia anuais ou com a periodicidade recomendada são fundamentais para reduzir a limitação visual e o impacto significativo de doenças como a retinopatia diabética.”, explica José Manuel Boavida, presidente da APDP.
O rastreio oftalmológico regular na população com diabetes é crucial para a deteção precoce e o tratamento atempado da retinopatia diabética, reduzindo significativamente o risco de perda de visão. Mas há ainda muitos casos de perda de visão irreversível provocados pela diabetes, pelo que a APDP implementou, em 2022, uma consulta dedicada de apoio às pessoas com este problema, fornecendo às pessoas que sofrem de baixa visão ferramentas e estratégias específicas para promover a autonomia na vigilância e no controlo da diabetes.
O presidente da APDP considera que “seria fundamental o alargamento deste exemplo da consulta de baixa visão a nível nacional. A APDP está sempre disponível para colaborar, tem o conhecimento e os recursos necessários para capacitar os profissionais de saúde na abordagem à situação de baixa visão.”
O Dia Mundial da Visão é uma iniciativa anual da Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem como objetivo chamar a atenção para os problemas da visão, como a cegueira e a deficiência visual. A comemoração da efeméride é uma oportunidade para sensibilizar e motivar a população para a importância da prevenção dos problemas visuais e da realização de rastreios visuais regulares, o que tem particular importância para quem vive com diabetes.
Lisboa, 9 de outubro de 2024