Notícias

Manuel Sá Marques (1923-2020)

Hoje, dia 7 de julho de 2023, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), celebra o centenário do nascimento de um dos mais reputados diabetologistas portugueses, Manuel Sá Marques.

Discípulo e sucessor de Ernesto Roma, criador da Diabetologia Social e fundador da APDP, Manuel Sá Marques teve uma carreira dedicada à medicina durante mais de 70 anos. A sua trajetória na APDP começou em 1957, como adjunto do diretor, e em 1974, assumiu o cargo de Diretor dos Serviços Médicos Assistenciais, o qual manteve até 1996.

Manuel Sá Marques inovou no tratamento da diabetes, com a introdução da educação alimentar em substituição das dietas rígidas. Esta abordagem pioneira rendeu-lhe reputação e destaque na especialidade a que se dedicou. Foi, ainda, o principal responsável por uma reestruturação e renovação decisivas na APDP, no início dos anos 80, a que não foi alheio a entrada de pessoal médico e de enfermagem de novas gerações.

Foi por sua iniciativa que, na década de 80, se conseguiu, junto das entidades oficiais, que a insulina passasse a ser comparticipada a 100% pelo Serviço Nacional de Saúde.

Além do seu trabalho na APDP, Manuel Sá Marques é reconhecido como um dos médicos mais destacados do chamado “Movimento dos Novos”, que daria um forte impulso à elaboração do Relatório das Carreiras Médicas, documento que, a partir de 1961, influencia decisivamente a evolução dos serviços de saúde em Portugal.

Considerado por muitos como uma referência na defesa da profissão médica, destacou-se em atividades sindicais, tendo sido o primeiro presidente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul.

Em 1995, recebeu a Medalha de Serviços Distintos Prata do Ministério da Saúde, um merecido reconhecimento pela sua dedicação e contributos para a área da diabetes e da medicina.

Manuel Sá Marques era neto do ex-Presidente da República Bernardino Machado e manteve, até ao final da sua vida, um blogue dedicado ao avô.

Manuel Sá Marques será sempre recordado como um homem íntegro, apaixonado pela sua profissão e comprometido com o bem-estar da população. Que o seu legado continue a inspirar e a motivar novas gerações de profissionais de saúde.

Lisboa, 7 de julho de 2023