Notícias
21 países europeus unidos para abordar doenças cardiovasculares e diabetes
Uma iniciativa europeia, a Ação Conjunta sobre Doenças Cardiovasculares e Diabetes (JACARDI), foi lançada em Roma no dia 27 de novembro de 2023, com o objetivo de reduzir o impacto destas duas doenças na União Europeia.

Esta iniciativa, com a duração de quatro anos, envolve Ministérios, Entidades de Saúde Pública, Organizações Não Governamentais e Universidades. Visa ajudar os Estados-Membros da União Europeia (UE) a reduzir o peso das doenças cardiovasculares (DCV), da diabetes e dos fatores de risco associados, tanto a nível individual, como a nível da sociedade.
As DCV continuam a ser a principal causa de morte na UE, afetando cerca de 63 milhões de pessoas. A prevalência da diabetes também aumentou drasticamente, com o número de adultos a viver com a doença a quase duplicar na última década, atingindo 32,3 milhões em 2019.
Estas doenças crónicas representam uma ameaça significativa para a saúde e o bem-estar individuais, enquanto sobrecarregam os sistemas de saúde e prejudicam o desenvolvimento social e económico.
A iniciativa JACARDI surge como uma resposta europeia unificada ao crescente desafio das DCV e da diabetes. Irá focar-se na implementação de práticas comprovadas e eficazes no tratamento de DCV e diabetes através da realização de 143 projetos-piloto.
Coordenada pelo Instituto Nacional de Saúde Italiano, a JACARDI recebeu financiamento da Comissão Europeia. Reúne 21 países europeus, envolvendo 76 parceiros e mais de 300 especialistas em Saúde Pública. A APDP é uma das entidades parceiras, participando na área da literacia em saúde e da consciencialização sobre diabetes.
Os objetivos da JACARDI incluem:
- Melhorar a literacia em saúde e aumentar a consciencialização sobre as DCV e a diabetes na população em geral.
- Implementar medidas eficazes de prevenção primária, rastreio e vias de cuidados melhorados para DCV e diabetes em grupos de alto risco.
- Melhorar o apoio à autogestão e a participação no mercado de trabalho para pessoas diagnosticadas com DCV e diabetes.
- Melhorar a disponibilidade, qualidade e acessibilidade dos dados ao longo da jornada da pessoa com doença.
- Promover a equidade no acesso a serviços e informações de saúde, garantindo que todos têm oportunidades iguais, independentemente dos seus conhecimentos linguísticos, capacidades, idade ou situação de vida.
A JACARDI representa um passo significativo na luta contra as DCV e a diabetes na Europa. A abordagem da JACARDI prioriza a resolução de desafios de saúde complexos de forma inclusiva, com foco nos determinantes sociais e comerciais da saúde, na diversidade cultural e na equidade.
A iniciativa irá identificar as principais dimensões sociais das desigualdades em DCV e diabetes, e será desenvolvida uma metodologia comum para a implementação e avaliação dos projetos-piloto.
A JACARDI enfatiza a cooperação local e transnacional, a partilha e a aplicação de conhecimento, e endossa práticas sustentáveis para resultados impactantes, incluindo o co-design eficaz entre ciência e política.
Além disso, promove a equidade de género na liderança em saúde pública, defendendo um modelo de governança colaborativo e inclusivo que capacita as gerações mais jovens e promove comunidades mais saudáveis, resilientes e justas para milhões de europeus.
Lisboa, 22 de julho de 2024