Nutrição
Escolhas saudáveis de bebidas de verão
Conheça as melhores e as mais deliciosas opções para se refrescar no verão.
Embora as necessidades hídricas variem consoante o sexo, a idade, o estado de saúde e condições externas (como a alimentação, a temperatura ambiental e a atividade física), recomenda-se que uma pessoa adulta beba 1,5 a 2 L de água por dia (6-8 copos de água).
No verão, estas necessidades aumentam e sabe bem variar e incluir outras bebidas para além da água. Para tal, é importante que as pessoas com diabetes saibam fazer as escolhas mais acertadas para se refrescarem, evitando algumas opções menos saudáveis como os refrigerantes açucarados e bebidas alcoólicas.
Ficam algumas sugestões:
Águas aromatizadas
Para quem não gosta muito de água, pode dar-lhe algum sabor! Para isso basta juntar à água frutos ou ervas aromáticas de que goste, por exemplo, limão e hortelã, frutos vermelhos, laranja e canela, entre outros. Para que a água adquira alguns nutrientes, cor e sabor dos alimentos, prepare à noite e deixe refrescar no frigorífico até ao dia seguinte. Se necessário, pode usar um edulcorante para adoçar.
Refrescos de chá e infusões
Podem prepara-se chás ou infusões com ervas a gosto. Deixe arrefecer no frigorífico. Se pretender consumir de imediato, junte pedras de gelo para refrescar. Se necessário, pode usar-se um edulcorante para adoçar.
Batidos de fruta
Podem ser feitos com uma base de água, leite ou bebida vegetal sem adição de açúcar e fruta, em quantidade moderada.
Uma vez que apresentam um valor nutricional diferente das opções anteriores, sendo fonte de proteínas e açúcares naturalmente presentes (lactose e frutose), podem ser consumidos como lanche, juntando um hidrato de carbono complexo (p. ex. uma porção de pão escuro ou 2 tostas integrais).
Granizados
Constituídos por fruta e gelo, são boas opções para dias muito quentes. Podem ser feitos facilmente juntando uma peça de fruta a gosto, gelo e água e triturando na liquidificadora ou robot de cozinha. Se necessário, pode usar-se um edulcorante para adoçar. Tal como os batidos, os granizados contêm fruta, pelo que devem ser contabilizados como tal!
Smoothies e sumos de vegetais
Para quem não gosta de sopa no tempo mais quente, estas bebidas são uma alternativa que ajuda a garantir o aporte diário necessário deste grupo de alimentos. Basta juntar legumes a gosto (p. ex. espinafres, alface, aipo) e água e triturar numa liquidificadora ou, em falta desta, com a varinha mágica. Para além de ricos em vitaminas e minerais, são ricos em fibra e têm um baixo valor energético.
Refrigerantes light/zero
Devem ser consumidos com moderação porque embora sem calorias, contêm edulcorantes em vez de açúcar e apresentam também concentrados, antioxidantes, conservantes e dióxido de carbono.
NOTA: bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas não devem substituir a água, até porque muitas promovem a desidratação. No entanto, de todas, a cerveja (preta ou branca) pode ser a melhor opção uma vez que apresenta elevado teor de água e baixo teor de álcool, preferencialmente a acompanhar a refeição.
As bebidas alcoólicas são contraindicadas em muitas situações pelo que deverá consultar o seu médico
Texto: Ana Raimundo Costa (Nutricionista)
In revista Diabetes Viver em Equilíbrio, Ed. 79