A APDP é um dos membros do PAAR-Net: Participatory Approaches with Older Adults (Abordagens Participativas com Pessoas Idosas), uma rede internacional de investigação coordenada pela Universidade Jagiellonian, em Cracóvia, Polónia, e apoiada pela Ação Europeia COST (CA22167).

A PAAR-Net dedica-se a repensar a forma como as pessoas idosas são envolvidas na investigação, na formulação de políticas e na prática. O projeto promove uma visão da ciência que é inclusiva, colaborativa e centrada nas pessoas — uma Ciência feita pelas pessoas e para as pessoas.
Ao incentivar abordagens participativas com pessoas idosas, a PAAR-Net pretende tornar as sociedades em crescente envelhecimento, como Portugal, mais justas, inclusivas e sustentáveis. O envolvimento direto das pessoas idosas ajuda a garantir que as políticas, investigações e serviços refletem as suas necessidades, experiências e aspirações reais. Isto conduz a resultados mais eficazes e promove a justiça social e a equidade para as pessoas idosas em diferentes culturas e países.
O principal objetivo da PAAR-Net é colmatar a lacuna entre a investigação académica e a formulação de políticas no mundo real, promovendo o conhecimento co-produzido com pessoas idosas. A rede, liderada por Anna Urbaniak, da Universidade Jagiellonian (Presidente), e por Anna Wanka, da Universidade de Viena (Vice-Presidente), reúne mais de 400 investigadores de mais de 40 países, que trabalham em conjunto para:
- Organizar eventos internacionais, incluindo escolas de formação e encontros de intercâmbio de conhecimento;
- Apoiar visitas científicas de curta duração;
- Atribuir bolsas para investigação independente e participação em conferências;
- Produzir publicações científicas, recomendações políticas e materiais co-criados com pessoas idosas.
O trabalho da PAAR-Net está organizado em quatro áreas-chave de foco:
- Saúde, Cuidados e Apoio;
- Comunidade e Território;
- Tecnologia e Inovação, liderada por Rogério Ribeiro, da APDP;
- Síntese e Padrões de Qualidade para Investigação Participativa.
A iniciativa inclui ainda um Fórum de Jovens Investigadores e Inovadores e um Grupo de Co-Criadores Seniores, garantindo uma forte participação tanto de investigadores emergentes como das próprias pessoas idosas.
Investigadores, profissionais e técnicos com experiência relevante são bem-vindos a juntar-se à PAAR-Net. Se o seu trabalho se relaciona com abordagens participativas e com alguma das áreas de foco do projeto, encorajamo-lo a envolver-se.
Para mais informações e para saber como aderir, visite o site oficial do projeto: https://paar-net.eu/
Lisboa, 28 de maio de 2025