Fazer Exercício Físico em segurança

O exercício físico faz parte dos hábitos de vida saudável de todas as pessoas mas no caso de pessoas com diabetes, faz também parte do tratamento, não só porque melhora o controlo metabólico, como também porque ajuda a perder massa gorda e a aumentar a sensibilidade à insulina.

Aconselhe-se com a sua equipa de saúde em relação ao melhor exercício para si e aos ajustes na terapêutica que possam ser necessários. Para poder usufruir a 100% da prática de exercício físico, há alguns aspetos muito gerais a ter em consideração:

– Traga sempre consigo um cartão de identificação que refira que tem diabetes

– Faça uma pesquisa de glicemia antes do exercício. Se:

  • glicemia inferior a 70 mg/dl – não deve iniciar a actividade sem antes corrigir a hipoglicemia
  • glicemia inferior a 100 mg/dl – deve ingerir com hidratos de carbono de absorção rápida como por exemplo fruta ou 1 barrinha energética.

– No caso de ter diabetes tipo 1, dependendo do esquema de insulina que está a fazer e do tipo de exercício, existem diversos ajustes a fazer, que devem ser individualizados em conjunto com a sua equipa de saúde.

Outras indicações:

– beber líquidos antes, durante e depois do treino, para prevenir a desidratação

–  numa actividade prolongada – fazer suplementos de hidratos de carbono e monitorizar a glicemia  sempre que necessário durante o exercício

– usar calçado adequado e confortável e meias de algodão sem elásticos apertados

– inspeccionar cuidadosamente os pés antes e depois do exercício

– evitar fazer exercício físico em condições climatéricas inadequadas: muito frio, calor ou humidade

– ter sempre um período de aquecimento dos músculos antes do exercício (5 a 10 minutos) e um período de arrefecimento (com alongamento dos músculos exercitados)

Não faça exercício ou pare de o fazer, quando:

– estiver com falta de ar

– se sentir tonto

– sentir qualquer tipo de dor

– sentir picadas nas pernas ou nos pés

– estiver doente

– estiver desidratado

Fonte: APDP

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