COVID-19: Relatório indica que as crianças e os jovens com diabetes não são um grupo de risco

Keep calm!

Apesar das muitas incertezas à volta do novo coronavírus, as recomendações na maioria dos países incluem as pessoas com diabetes entre a população de risco. Contudo, a população com diabetes em risco de complicações por COVID-19, não inclui as crianças e os jovens com menos de 25 anos.

 

Lisboa, 28 de março de 2020

Um relatório recentemente publicado pela International Society for Pediatric and Adolescent Diabetes (ISPAD), garante que não existem casos de COVID-19 em crianças e jovens com menos de 25 anos, que tenham tido necessidade de internamento hospitalar até à data de 24 de março de 2020. Os autores do relatório, endocrinologistas pediatras da China e da Itália, informam ainda que o padrão da doença em crianças e jovens com diabetes é igual ao das crianças e jovens sem diabetes.

Os especialistas alertam, contudo, para a necessidade de intensificar os ensinos sobre as medidas dos dias de doença em crianças e jovens com diabetes: monitorização da glicemia e dos corpos cetónicos, hidratação, controlo da temperatura e nunca interromper a insulina.

Reforçar a comunicação à distância entre pessoas com diabetes, familiares e equipa de saúde, através do telefone e da internet, é de vital importância, reduzindo a deslocação a situações raras que tenham que ter avaliações presenciais.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!