APDP vence prémio europeu de “Excelência, Inovação e Compromisso na Diabetes”

No ano em que se celebram os 100 anos da descoberta da insulina, a APDP recebeu o Prémio de “Excelência, Inovação e Compromisso na Diabetes” 2021, atribuído pela Federação Internacional da Diabetes – Região Europa, pelo seu trabalho incansável no apoio às pessoas com diabetes ao longo de 95 anos.

 

Lisboa, 15 de dezembro de 2021

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) foi a organização distinguida com o Prémio de “Excelência, Inovação e Compromisso na Diabetes” da Federação Internacional da Diabetes – Região Europa. Este prémio é o reconhecimento pelo trabalho contínuo, de dedicação e de excelência da APDP no apoio às pessoas com diabetes e nos esforços desenvolvidos pela associação para a prevenção desta doença.

O prémio foi recebido ontem à tarde e trata-se de uma iniciativa da Federação Internacional da Diabetes – Europa, para distinguir o que melhor se faz na inovação e em prol da comunidade da diabetes.

José Manuel Boavida, presidente da APDP, declara, em resposta à atribuição do prémio, que “Estamos muito honrados e felizes por este reconhecimento internacional atribuído à associação pelo seu constante compromisso com a melhoria da vida das pessoas com diabetes em Portugal, na Europa e no mundo. Em pleno ano de pandemia por covid-19 tudo é pouco para salientar o impacto que a diabetes tem em Portugal e no mundo, principalmente nas atuais condições. A vontade política para por na ordem do dia a luta contra a diabetes penso que receberá um novo impulso com este prémio”.

A APDP é a associação de diabetes mais antiga do mundo, com mais de 95 anos de experiência na área da diabetes. Foi fundada em 1926 pelo médico Ernesto Roma para fornecer insulina a quem não tinha meios económicos para a obter, facto que torna ainda mais relevante a atribuição deste prémio no ano em que se assinala o centenário da descoberta da insulina.

A APDP é única na forma como adota uma abordagem multidisciplinar nos processos de cuidado, educação, ação local, investigação e intervenção política. A necessidade de aumentar a consciencialização para uma melhor gestão e prevenção da diabetes na comunidade levou a APDP a criar a Escola da Diabetes, um centro de formação dedicado para profissionais de saúde, pessoas com diabetes, seus familiares e cuidadores e a promover o desenvolvimento de Casas da Diabetes onde a educação e a inter-ajuda encontrem novas formas de promoção da autonomia e capacitação das pessoas com diabetes. A APDP está fortemente empenhada nesta capacitação da comunidade e tem implementado projetos de intervenção em bairros da área da Grande Lisboa, e em breve por todo o país, com o objetivo de implementar um sistema de cuidados à diabetes mais resiliente e humano a nível local.

A influência da APDP é ainda mais reforçada pela sua estreita colaboração com o governo português e, internacionalmente, através da sua colaboração com a Organização Mundial da Saúde.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Portal da Diabetes