SAÚDE PSICOLÓGICA NA IDADE MAIOR

O Isolamento Social é uma experiência nova e certamente, complicada de gerir. No entanto, este período é um desafio para todos nós e, por isso, estamos mais juntos do que nunca!

 

Lisboa, 27 de março de 2020

 

Se tem mais de 60 anos, a regra “Fique em casa!” é ainda mais importante, pois estamos perante um vírus bastante poderoso que se torna mais forte em pessoas com mais idade e que aumenta a sua potencia de contágio, consoante o aumento do número de pessoas com as quais nos cruzamos!

POR ISSO, FIQUE EM CASA!

Sabemos que não é fácil abdicar das rotinas que implicam sair à rua, mas o que TODOS lhe pedimos agora, é que mude! Que ajuste algumas dessas rotinas. Que espere algum tempo, para que tudo volte ao normal!

PEÇA AJUDA!

PEÇA ACONSELHAMENTO!

Saiba que é normal ter dúvidas, sentir-se mais ansioso ou com medo.

Aceite que estes sentimentos existem! Fale sobre isso! Pense no lado positivo destes sentimentos:

ELES PROTEGEM-NOS!

É, por isso, fundamental que fique em casa! E que peça ajuda para tudo o que precisar.

USE MUITO O SEU TELEFONE!

Se tiver, mesmo! que sair para ir trabalhar, não desespere!

INFORME-SE CORRETAMENTE ACERCA DOS SEUS DIREITOS!

No entanto, assegure-se que cumpre e não tenha vergonha de pedir que os outros cumpram as MEDIDAS DE SEGURANÇA INDICADAS PELA Direcção-Geral da Saúde (DGS)

LEMBRE-SE QUE O ISOLAMENTO É APENAS FÍSICO!

Que podemos falar, escrever e até mesmo, ver a família e os amigos pelo telefone!

 

A APDP criou uma linha de atendimento telefónico gratuito para prestar aconselhamento especializado a adultos (+18anos) com diabetes, evitar deslocações desnecessárias e reduzir a possibilidade de contágio no período em que durar a pandemia de COVID-19, reforçando assim a comunicação com este grupo de risco.

São quatro os enfermeiros especializados que dão a voz, o conforto e os cuidados à distância às pessoas com diabetes que recorrem a este serviço, prevendo-se a mobilização de mais profissionais ao longo das próximas semanas.

O número de telefone é o 21 381 61 61 e, numa primeira fase, estará disponível das 8.00h às 20.00h, incluindo fins de semana.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!