Saúde mental

Numa semana dedicada ao tema da Saúde Mental e na sequência do respetivo dia Mundial, assinalado em 10 de outubro, gostaríamos de colocar enfase na importância que este domínio tem para o nosso Bem-Estar.

 

Lisboa, 16 de outubro de 2020

De forma genérica, a Saúde Mental refere-se à saúde Psicológica que, sendo multifatorial, resulta da interação entre as experiências físicas, psicológicas e sociais de cada um de nós.

Por essa razão, a pessoa com Diabetes tem a seu cargo o exigente exercício diário de procurar este equilíbrio, cuidando em ter um bom controlo metabólico, uma boa integração da terapêutica no seu quotidiano familiar, social e laboral, assim como cuidar e assumir que expressar emoções, pensamentos e dúvidas é uma atitude preventiva relativamente à manutenção da sua Saúde Mental.

Discutir a prevenção, não retira importância à necessidade de intervenção em casos de doença mental ou alterações de humor já existentes, no entanto, estas são situações que exigem análise e intervenção personalizada, pelo que, sugerimos que aborde sempre estes aspetos com a sua equipa de saúde, uma vez que o desconforto psicológico poderá refletir-se no controlo da Diabetes.

Atualmente, devido à Pandemia, estamos a viver uma etapa complicada do ponto de vista da gestão emocional, cujo impacto na população, com maior incidência nalgumas pessoas com doenças crónicas, nomeadamente a Diabetes, tem-se traduzido num aumento de stress, ansiedade, medo, zanga, tristeza e depressão. O desconhecimento das vicissitudes deste vírus que desencadeou a pandemia, torna as pessoas mais permeáveis a todas as informações vindas do exterior, muitas vezes contraditórias e por isso, causadoras de um aumento de stress e consequente dificuldade na gestão da vida quotidiana.

Assim, sugerimos que recolha informação apenas em fontes credíveis e que as discuta, o mais possível, junto da sua equipa de saúde. Deste modo, estará, seguramente, a cuidar da Sua Diabetes, bem como da sua Saúde Mental.

 

Ana Lúcia Covinhas

Psicóloga Clínica e da Saúde da APDP, representante da Federação Internacional da Diabetes – Região Europa, no grupo de trabalho “Análise e discussão do impacto da covid-19 na saúde mental”, da Comissão Europeia.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Portal da Diabetes