Saúde mental

Numa semana dedicada ao tema da Saúde Mental e na sequência do respetivo dia Mundial, assinalado em 10 de outubro, gostaríamos de colocar enfase na importância que este domínio tem para o nosso Bem-Estar.

 

Lisboa, 16 de outubro de 2020

De forma genérica, a Saúde Mental refere-se à saúde Psicológica que, sendo multifatorial, resulta da interação entre as experiências físicas, psicológicas e sociais de cada um de nós.

Por essa razão, a pessoa com Diabetes tem a seu cargo o exigente exercício diário de procurar este equilíbrio, cuidando em ter um bom controlo metabólico, uma boa integração da terapêutica no seu quotidiano familiar, social e laboral, assim como cuidar e assumir que expressar emoções, pensamentos e dúvidas é uma atitude preventiva relativamente à manutenção da sua Saúde Mental.

Discutir a prevenção, não retira importância à necessidade de intervenção em casos de doença mental ou alterações de humor já existentes, no entanto, estas são situações que exigem análise e intervenção personalizada, pelo que, sugerimos que aborde sempre estes aspetos com a sua equipa de saúde, uma vez que o desconforto psicológico poderá refletir-se no controlo da Diabetes.

Atualmente, devido à Pandemia, estamos a viver uma etapa complicada do ponto de vista da gestão emocional, cujo impacto na população, com maior incidência nalgumas pessoas com doenças crónicas, nomeadamente a Diabetes, tem-se traduzido num aumento de stress, ansiedade, medo, zanga, tristeza e depressão. O desconhecimento das vicissitudes deste vírus que desencadeou a pandemia, torna as pessoas mais permeáveis a todas as informações vindas do exterior, muitas vezes contraditórias e por isso, causadoras de um aumento de stress e consequente dificuldade na gestão da vida quotidiana.

Assim, sugerimos que recolha informação apenas em fontes credíveis e que as discuta, o mais possível, junto da sua equipa de saúde. Deste modo, estará, seguramente, a cuidar da Sua Diabetes, bem como da sua Saúde Mental.

 

Ana Lúcia Covinhas

Psicóloga Clínica e da Saúde da APDP, representante da Federação Internacional da Diabetes – Região Europa, no grupo de trabalho “Análise e discussão do impacto da covid-19 na saúde mental”, da Comissão Europeia.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!