Regresso à escola e exames de acesso ao ensino superior – 11.º e 12.º anos

Condições indispensáveis ao regresso à escola em segurança

Manter um bom controlo metabólico evitando a hiperglicemia (glicemia>180mg/dl) de modo a diminuir o risco de infeção grave por SARS-CoV-2 (COVID19). Se este ponto não estiver assegurado deves contactar com a tua equipa de saúde para atingir este objetivo, permitindo- te regressar à escola em segurança.

Preparação atempada da mochila a levar para a escola que deve conter o mínino material indispensável, preferencialmente lavável e desinfetável (aconselhamos cadernos e livros plastificados). Conferir o material para evitar que falte material evitando empréstimos/trocas com os colegas. Certifica-te de que incluis um estojo (preferencialmente, de plástico desinfetável) com o material indispensável ao tratamento da diabetes e correção de eventuais hipoglicemias. Caso prevejas ter fome podes levar um lanche (que poderá incluir alguns destes alimentos: iogurte líquido, fruta, queijo tipo flamengo, sanduíche) bem acondicionado em saco térmico lavável e garrafa de água. Poderás também levar um recipiente com álcool gel para complementar a higiene/desinfeção das mãos.

Antes de sair de casa, colocação de máscara que deve tapar o nariz e a boca e estar bem ajustada à face. Aconselhamos que leiam com atenção as recomendações da DGS para colocar/retirar máscara corretamente e treinem antes do primeiro dia de aulas. Se disponível, ter uma máscara sobresselente para substituição caso a máscara em uso se danifique. Não tocar face/olhos e na parte da frente da máscara. Manter a distância de segurança (2 metros) recomendada com colegas e professores. Evitar tocar em objetos e superfícies (corrimão, maçanetas) utilizando preferencialmente os cotovelos ou pés para abrir as portas. Respeitar o código de conduta emitido pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares.

A lavagem frequente das mãos com água e sabão de acordo com as recomendações da DGS (técnica e tempo mínimo 20 segundos) é fundamental antes de qualquer procedimento; nomeadamente, avaliação glicemia, administração de insulina e refeição. Nas atuais circunstâncias é de suma importância, o acondicionamento adequado de todo o material e do lixo gerado (ter recipiente pequeno para colocar tiras, agulhas e lancetas usadas) para evitar contaminações. Aconselhamos a existência de um local com lavatório que permita higiene adequada das mãos aquando da avaliação da glicemia, administração de insulina ou troca de cânulas. Deves lavar as mãos e limpá-las usando depois o papel para fechar a torneira e evitando o contacto com a sua superfície. Posteriormente, deves desinfetar a mesa onde irás colocar o estojo com o material da diabetes e a superfície exterior do estojo antes de o pousar. Caso vás lanchar deves também colocar o saco térmico e desinfetar a superfície exterior. Deves lavar/desinfetar novamente as mãos e poderás proceder às rotinas habituais.

Se estiveres num local sem lavatório e contactares com superfícies potencialmente infetadas poderás efetuar desinfeção das mãos com solução alcoólica/álcool gel. Este gesto, embora complemente, não substitui a lavagem correta das mãos.

Aproveita o percurso escola /casa para conversar (mantendo as devidas distâncias) e fazer uma caminhada.

À chegada a casa deves cumprir todas as regras de higiene preconizadas pela DGS. A mochila deverá ficar em local próprio à porta de casa. Depois da higiene pessoal inicial deves abrir a mochila e retirar apenas o estojo com o material da diabetes, o saco térmico, a garrafa de água, os livros e cadernos desinfetando-os (humidificar papel de cozinha numa solução água/lixivia 9:1) antes de os voltar a usar. Bom estudo!

Parece difícil mas serás capaz, confiamos em ti!

 

Exames de acesso ao Ensino Superior

Relativamente aos exames de acesso ao Ensino Superior é fundamental entregar atempadamente na escola, para envio ao Júri Nacional de Exames, uma declaração médica para aplicação das condições especiais que te permitam ter contigo todo o material indispensável ao tratamento da diabetes e correção de eventuais hipoglicemias durante o exame.

É normal sentir alguma ansiedade nesta fase da tua vida mas se te sentires muito ansioso/ansiosa fala com a tua equipa de saúde. Não recorras a consumo de substâncias (medicamentos, tabaco, álcool, ou outras drogas) porque, além de perigosas para a saúde, alteram a concentração/memória.

 

Sofia Vidal Castro
(Departamento de Crianças e Jovens da APDP)

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!