Projeto “Prever o risco de desenvolver nefropatia diabética” vence prémio ibérico

Os prémios da 1.ª edição dos Curiosity Data Science Iberian Awards foram anunciados no passado dia 8 de julho e um dos projetos vencedores conta com a parceria da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP).

 

Lisboa, 14 de julho de 2021

Dos seis projetos distinguidos nos Curiosity Data Science Iberian Awards, cinco eram espanhóis e um português. Trata-se do projeto “Prever o risco de desenvolver nefropatia diabética”, desenvolvido pelo Centro de Conhecimento em Data Science da Nova SBE em parceria com a APDP, que venceu o prémio “Ouro” na categoria Data4Good.

O projeto “Prever o risco de desenvolver nefropatia diabética” pretende avaliar e antecipar o risco de desenvolvimento da nefropatia diabética através de uma ferramenta que usa algoritmos de Machine Learning. Com o objetivo de apoiar a equipa médica da APDP na tomada de decisões informadas para introduzir intervenções que possam evitar, ou pelo menos adiar, o desenvolvimento desta complicação renal, este projeto é o exemplo do uso da Analítica Avançada para a tomada de decisões clínicas baseadas em dados.

Este projeto foi desenvolvido pelo investigador da Nova SBE Leid Zejnilovic, pela sua equipa de Ciência de Dados, e da parte da APDP, pelo diretor clínico João Filipe Raposo, pelo investigador Rogério Ribeiro e pelas médicas nefrologistas Patrícia Branco e Rita Birne. Contou com o financiamento da Fundação “la Caixa” e BPI, através da Iniciativa para a Equidade Social.

Os Curiosity Data Science Iberian Awards têm como objetivo promover a ciência de dados e demonstrar o seu impacto positivo na vida das pessoas, organizações, sociedade e economia. Os prémios pretendem reconhecer o trabalho dos cientistas de dados, inspirar as novas gerações e distinguir a inovação feita em Portugal e Espanha.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Portal da Diabetes