Programa “Cascais sem Diabetes” junta APDP, Câmara Municipal e ACES Cascais em iniciativa pioneira de promoção da saúde

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) assinou hoje o protocolo que dá vida ao programa “Cascais sem Diabetes”, uma iniciativa em parceria com a Câmara Municipal e o Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais.

Lisboa, 31 de janeiro de 2020

 

A apresentação do programa aconteceu no Auditório do DNA, em Cascais, e contou com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal, Frederico Pinho de Almeida, vereador da saúde, Maria Helena Batista da Costa, diretora executiva do ACES Cascais, e José Manuel Boavida, presidente da APDP.

 

Ricardo Caldeira, Chefe de Divisão de Promoção da Saúde da Câmara Municipal de Cascais, fez o enquadramento de um programa que pretende travar o aumento da diabetes no Concelho, apresentando as iniciativas planeadas, nomeadamente: a avaliação de risco de diabetes da população; o desenvolvimento de programas de literacia em saúde ao longo do ciclo de vida; e ações de formação e capacitação de técnicos de saúde, cuidadores formais e informais, na área da diabetes.

 

Na sua intervenção, Carlos Carreiras destacou a importância deste programa e o empenho dos serviços municipais na sua concretização. Referiu ainda o investimento municipal em áreas da saúde que parecem estar mais esquecidas da agenda política, como é o caso da diabetes, salientando que muitas das atividades pioneiras desenvolvidas em Cascais, “um dos maiores municípios do país” são, muitas vezes, “replicadas noutros territórios”.

 

Os detalhes do programa “Cascais sem Diabetes” estarão brevemente disponíveis para consulta em https://cascaissemdiabetes.pt

 

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!