Lições da pandemia Covid-19: construir um ecossistema da diabetes mais forte e resiliente

As interrupções causadas pela pandemia atual, nomeadamente as medidas restritivas de movimento, as mudanças nas condições de vida e o acesso inadequado aos cuidados, representaram um peso enorme nas pessoas com diabetes. Estudos recentes demonstraram que as pessoas com diabetes correm maior risco de desenvolver complicações graves da Covid-19 e, infelizmente, os números indicam que as pessoas com diabetes e que contraíram a doença, têm maior probabilidade de serem internadas, com resultados potencialmente piores.

 

Lisboa, 6 de agosto de 2020

A pandemia da Covid-19 destacou as fraquezas dos sistemas de saúde de toda a Europa e agora é preciso retirar as lições devidas que nos ajudem a construir um ecossistema da diabetes mais forte e resiliente.

Para mapear os desafios enfrentados pelas pessoas com diabetes e seus familiares/cuidadores, mas também para ajudar a descobrir as ações e as soluções inovadoras implementadas durante a crise, a IDF Europa lançou dois questionários para recolher os contributos, quer de pessoas com diabetes, quer de profissionais de saúde.

Os questionários estão atualmente disponíveis em 8 idiomas e o de português foi traduzido pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP).

A opinião das pessoas com diabetes, dos profissionais de saúde e das associações de diabetes, é fundamental para o desenvolvimento de um conjunto de recomendações que serão apresentadas aos governantes nacionais e europeus, e outros stakeholders relevantes na área da diabetes, para:

  • Preparar os sistemas de saúde e a comunidade da diabetes para melhor lidar com uma potencial segunda vaga de Covid-19 e outras emergências de saúde futuras;
  • Usar as experiências das pessoas com diabetes e profissionais de saúde, durante a crise da Covid-19, para influenciar mudanças sistêmicas duradouras na maneira como o tratamento da diabetes é organizado e implementado;
  • Certificar que a diabetes continua a ser uma prioridade para os legisladores e para os profissionais de saúde, em todos os momentos.

 

Questionários em português disponíveis aqui:

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!