Homenagem ao Dr. Eduardo Santos Silva (filho)

Eduardo Santos Silva (filho) foi um médico ilustre da cidade do Porto no final da década de 40 e nas décadas de 50 e 60. Foi diretor da Delegação do Porto da APDP e uma referência de então na área da diabetes, dedicando grande parte da sua vida ao tratamento das pessoas com diabetes.

 

Para recordar Eduardo Santos Silva (filho) e o seu trabalho como clínico, a APDP organizou uma sessão de homenagem no passado dia 18 de julho de 2019, na Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos, no Porto, à margem do encerramento da exposição “Ernesto Roma – Vida e Obra”. A homenagem contou com o seguinte programa e palestrantes:

 

“Boas vindas” – Prof. Dr. José Luiz Medina

“Importância de uma delegação da APDP no Porto” – Dr. José Manuel Boavida

“Porquê homenagear o Dr. Eduardo Santos Silva?” – Dr. Luís Gardete Correia

“Evolução do tratamento da diabetes durante a minha vida” – Eng. Fernando Trepa de Faria

“Memórias do meu Tio Eduardo Santos Silva” – Dr. Artur Santos Silva

 

A sessão de homenagem foi presidida pelo jurista Artur Santos Silva, seu sobrinho, que lembrou o quanto Eduardo Santos Silva (filho) “defendeu uma melhor saúde em todas as frentes, da clínica, à investigação, à divulgação do conhecimento mais atual, à mobilização da classe médica na defesa de uma melhor organização e de políticas públicas de saúde mais solidárias”.

Na intervenção do Presidente da APDP, Dr. José Manuel Boavida, foi lida uma mensagem do Dr. Manuel Sá Marques, diretor clínico da APDP durante 38 anos, e sucessor do Dr. Ernesto Roma, fundador da APDP.

Eduardo Santos Silva (filho) é o autor da obra “Diabetes na prática corrente” (1946), um compêndio dirigido a médicos não especializados que procura divulgar o conhecimento mais atual, à época, sobre o tratamento da diabetes.

 

Fotoreportagem da sessão de homenagem:

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password