Enfrentar o Impacto Psicológico da Quarentena ou Isolamento Social

A quarentena ou Isolamento Social é um período em que nos pedem para restringir os nossos movimentos. Este período tem por objectivo evitar a propagação de um vírus, o COVID-19, que, como todos já percebemos é altamente contagioso.

É normal sentir mais ansiedade, stress, irritabilidade, zanga, depressividade, insónia e frustração. Estes sintomas resultam da sensação de privação de liberdade conjuntamente com o medo de contrair a infecção ou o medo de não ter as provisões suficientes para atravessar este período. Resultam também do crescendo da desinformação resultante do confronto entre várias fontes informativas.

O decretar da Quarentena ou Isolamento Social aumenta a percepção de perigo e gravidade, mas também de segurança e protecção. Devemos procurar compensar um pensamento com o outro!

Para o nosso Bem-Estar físico e Psicológico, é fundamental que se:

  • Cumpra escrupulosamente as orientações das instituições de referência de autoridade da saúde, quer nos comportamentos de prevenção à propagação do vírus para não aumentar o contágio, quer no cumprimento do isolamento social a que a Quarentena obriga.
  • Selecione fontes de informação credíveis e confie! Não há razão para as autoridades nos esconderem informação, uma vez que precisam da colaboração de todos!
  • Tenha cuidado com as informações/ vídeos/ testemunhos que circulam nas redes sociais. Não temos como saber se são verdadeiros.
  • Saiba que o medo nos leva a fazer interpretações irracionais e a aumentar a dimensão da realidade que nos assusta. Este facto, amplifica e potencia emoções negativas.
  • Informe-se das linhas de apoio geral e de apoio à diabetes. Peça ajuda!
  • Esteja atento às redes sociais de grupos de pessoas com Diabetes. A interajuda é fundamental neste período. Além de que aprendemos sempre uns com os outros
  • Aproveite o tempo que está em casa para fazer coisas que lhe dão prazer. Aquelas para as quais se queixa de “não ter tempo”. Faça listas para agora e para depois!
  • Procure manter os seus ritmos diários de sono, padrão alimentar adequado e o exercício físico possível!
  • Contacte familiares e amigos. Mantenha-se em rede. A comunicação aproxima-nos, ajuda a relativizar as preocupações, combate o aborrecimento e reduz a ansiedade.
  • Seja altruísta e procure o altruísmo nos outros. Além de nos engrandecer enquanto Ser Humano, promover o Bem-Estar Físico e Psicológico. Participe nas correntes de apoio que começam a surgir (como ir à janela bater palmas aos profissionais de saúde que cuidam de nós ou cantar em conjunto ou outras que nos façam ir à janela, todos à mesma hora) A comunidade apoia-se e todos sabem exactamente o que está a sentir.
  • Para tudo, seja criativo! A criatividade liberta e dá-lhe poder!
  • E lembre-se que o Isolamento é fundamental para que o vírus não se propague! E que este período não irá durar para sempre!

 

Ana Lúcia Covinhas

Psicóloga Clínica, APDP

17/03/2020

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