COVID-19: Pessoas com diabetes e hipertensão sem faltas justificadas

Após quatro dias da publicação do Decreto-Lei 20/2020, onde se previam medidas de proteção a pessoas com doença crónica e imunodeprimidos, uma retificação ao diploma retira da lista a diabetes e a hipertensão. É com muita preocupação e espanto que a APDP vê esta mudança e apela ao Governo que reconsidere as suas opções.

 

Lisboa, 6 de maio de 2020

A retificação ao Decreto-Lei 20/2020, publicada ontem, terça-feira, em Diário da República, retira da lista do regime excecional de proteção no âmbito da covid-19, as pessoas com diabetes e hipertensão. Esta retificação foi feita quatro dias depois da publicação do diploma que previa que os trabalhadores com doenças crónicas e imunodeprimidos podiam ter as suas faltas justificadas por declaração médica, nos casos em que não fosse possível exercer as suas funções à distância.

“Não nos podemos esquecer que a evidência de que as pessoas com diabetes são um grupo de risco e que podem desenvolver complicações graves em caso de infeção por coronavírus, é enorme”, refere José Manuel Boavida, presidente da APDP, acrescentando que “a APDP se insurge contra esta medida e apela ao Governo que reconsidere as suas opções face à diabetes, uma doença cuja dimensão e impacto na saúde é tão ou mais importante que a da covid-19. Na diabetes, tal como para todas as outras doenças referidas explicitamente nesta Lei, devemos estar disponíveis para discutir que sub-grupos representam maior fragilidade”.

“Que sinal de dever de proteção especial se dá às mais de 700.000 pessoas diagnosticadas com diabetes, das quais uma parte significativa já não está em idade ativa? Pede-se idoneidade e autocuidados e retiram-se direitos de proteção! É inaceitável a intenção deste retificativo que põe de parte um conjunto de pessoas que se procuram autocuidar, autovigiar, fazer o melhor de si para terem a melhor saúde possível. Até porque sabem que se forem infetadas estarão entre os que têm pior prognóstico.”, declara José Manuel Boavida.

 

 

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!