APDP recomenda proteção rigorosa para pessoas com diabetes e mais de 50 anos

Durante o novo período de confinamento a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal reforça a importância da prevenção da doença covid-19 nas pessoas com diabetes e recomenda isolamento rigoroso para as pessoas com diabetes, em particular com mais de 50 anos, considerando-as um grupo de maior risco. Este isolamento será tão mais importante se tiverem também hipertensão, obesidade, doença coronária, respiratória ou cancro.

 

Lisboa, 20 de janeiro de 2021

 

“Vivemos uma situação de emergência em Portugal e as pessoas com diabetes são um dos grupos de risco de complicações graves em caso de infeção pelo novo coronavírus. Falamos especialmente das pessoas com mais de 50 anos e com diabetes que devem manter um isolamento rigoroso, não se deixando infetar e evitando todas as hipóteses de contágio. Só deverão sair de casa em situações de absoluta necessidade e, sempre, evitando contactos pessoais. É ainda fundamental que todas as suas dúvidas sejam esclarecidas para evitar cenários de descompensação da doença” afirma José Manuel Boavida, presidente da APDP.

 

A APDP reforça que a sua Linha de Apoio à Diabetes (21 381 61 61) continua a prestar aconselhamento especializado e pode ajudar a libertar a linha SNS 24 em questões relacionadas com o receio de infeção e apoio psicológico para todas as pessoas com diabetes. A associação alerta ainda para a importância de uma ação imediata em situações de descompensação da doença e que é preciso garantir segurança a todas as pessoas com diabetes, destacando o papel desta rede de apoio para apoiar nos ajustes da própria terapêutica. “É importante reforçar que uma intervenção precoce evita complicações e internamentos, durante o período de confinamento” refere ainda José Manuel Boavida.

 

“Em caso de contágio, as pessoas com diabetes estão mais suscetíveis a consequências graves ou até à morte. Agora, mais do que nunca, é fundamental reforçar a importância da educação terapêutica e criar ferramentas que a suportem, permitindo assim que as pessoas com diabetes desenvolvam competências na autogestão dos cuidados, capazes de manter o melhor controlo possível. A Linha de Apoio à Diabetes serve assim como uma base de apoio para as pessoas com diabetes, seja na gestão da doença ou apoio psicológico, e para que os cuidadores também se sintam apoiados”, adianta João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP.

 

O número de telefone da Linha de Apoio à Diabetes é o 21 381 61 61 e está disponível das 9.00h às 17h, incluindo fins de semana e feriados.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Portal da Diabetes