APDP na Reunião Anual da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes

Está a decorrer um dos maiores congressos científicos na área da diabetes, a reunião anual da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes (EASD): https://www.easd.org. Este evento conta com a participação de milhares de especialistas ligados ao tratamento da diabetes e acontece exclusivamente em formato online até ao próximo dia 1 de outubro.

 

Lisboa, 28 de setembro de 2021

O presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), José Manuel Boavida, e o diretor clínico, João Filipe Raposo, são dois dos palestrantes portugueses da edição de 2021 da EASD.

O simpósio promovido pela Federação Internacional da Diabetes – Região Europa, intitulado “Utilização de dados na diabetes: uma abordagem centrada na pessoa”, contou com a participação do presidente da APDP, José Manuel Boavida, num painel composto por pessoas com diabetes, profissionais de saúde, representantes da academia, da indústria e autoridades de saúde.

“Hoje, o digital está a transformar o tratamento da diabetes. Estão disponíveis cada vez maiores quantidades de dados, incluindo registos médicos, ensaios clínicos, dispositivos, entre outros. O uso de dados está a reformular a prevenção e os cuidados na diabetes e a transformar a relação entre as pessoas que vivem com diabetes e os seus profissionais de saúde. No entanto, o uso e a partilha de dados trazem desafios e questões éticas, no que diz respeito, por exemplo, ao acesso, à privacidade e à propriedade dos dados.”, explica José Manuel Boavida.

Já João Filipe Raposo, participará amanhã numa mesa redonda sobre a educação terapêutica em tempos de covid-19, com a experiência da associação na capacitação e na formação das pessoas com diabetes, e seus cuidadores, para as integrar nos seus próprios processos de tratamento.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Portal da Diabetes