APDP – há 93 anos a apoiar pessoas com diabetes

Aconteceu ontem, dia 13 de maio de 2019, a sessão comemorativa do 93.º aniversário da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP).

 

José Manuel Boavida, presidente da APDP, deu início às comemorações com a leitura da mensagem de S. Exa. o Primeiro Ministro, António Costa, que enalteceu o papel da APDP na luta pela causa da diabetes em Portugal, salientando que “Esta Associação tem-se revelado incansável no tratamento e na formação de profissionais, na literacia e empoderamento dos doentes – verdadeiros instrumentos da promoção da saúde – e, não menos importante, na mobilização de toda a sociedade para a causa da diabetes, pelo que é com satisfação e gratidão que o Governo se associa à comemoração do 93.º aniversário da APDP”.

 

A sessão de abertura coube ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, que alertou para a necessidade de aumentar a mobilidade na cidade e reduzir a circulação automóvel.

 

De seguida, Luis Gardete Correia, médico da APDP, apresentou 3 livros promovidos pela APDP e dos quais é co-autor: “100 anos da diabetes em Portugal. Vida e obra de Ernesto Roma”, “Viva a vida em grande. Dicas para uma alimentação e estilo de vida saudáveis” e “Insulina. Da teoria à prática”; e Maria Augusta Sousa, ex-Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, falou sobre “Cuidar ontem e hoje”.

 

Todos os anos, por altura do seu aniversário, a APDP distingue pessoas que vivem há 50 ou mais anos com diabetes. A cerimónia da entrega de medalhas contou com a dinamização do Diretor Clínico da APDP, João Filipe Raposo, e os testemunhos de António Nunes e José Ferronha. Este ano foram homenageadas 14 ilustres pessoas com diabetes.

 

Para encerrar a cerimónia, cantaram-se os parabéns à APDP com um delicioso bolo cheesecake de laranja biológica com cobertura de frutos vermelhos.

 

Veja aqui a fotoreportagem do dia. Créditos: @Revista Diabetes – Luís Ribeiro.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password