190 profissionais das equipas escolares formados pela APDP em 2019

O Departamento de Crianças e Jovens da APDP desenvolve cursos de formação dirigidos às equipas de escolas com crianças com diabetes tipo 1. Em 2019, realizaram-se 16 sessões para 51 escolas e 190 participantes, entre professores, educadores e assistentes operacionais.

Lisboa, 13 de janeiro de 2020

A diabetes é atualmente reconhecida como um grave problema de Saúde Pública, pela sua crescente incidência e prevalência. A diabetes tipo 1 é uma das doenças crónicas mais frequentes nas crianças e jovens, e está a aumentar cerca de 3% ao ano.
Estima-se que a nível mundial, 70.000 crianças com menos de 15 anos desenvolvam diabetes em cada ano, quase 200 crianças por dia.

As crianças com diabetes, adequadamente tratadas e acompanhadas, podem e devem ter uma vida escolar e social completamente normais. O tratamento da diabetes requer que a criança faça diariamente várias determinações da sua glicemia e administração de insulina, sempre adaptadas aos hidratos de carbono ingeridos e à atividade física. Para isso, é necessária uma constante vigilância, 24 horas por dia todos os dias do ano, pelo que, a colaboração das equipas escolares é indispensável para se conseguir um bom controlo da diabetes e prevenção das suas complicações.

O Departamento de Crianças e Jovens da APDP dá cursos de formação às equipas de escolas com crianças com diabetes tipo 1, para que  estas obtenham as competências necessárias ao tratamento da diabetes tipo 1 em crianças.

As datas dos cursos de 2020 já estão disponíveis no calendário de formação da APDP: https://apdp.pt/cursos-nao-profissionais/v4-curso-para-escolas-com-criancas-com-diabetes-tipo-1/

 

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!