Projetos académicos

Tem sido constante o interesse dos profissionais da APDP e de profissionais de outras instituições em desenvolverem trabalhos de investigação que permitam melhorar o conhecimento sobre a diabetes e os diferentes aspetos relacionados com a gestão da doença, incluindo a Educação Terapêutica. Com bases nesses trabalhos, têm sido desenvolvidas várias teses de mestrado e doutoramento entre outros trabalhos académicos.

Cooperar com outras instituições, encontrando soluções em conjunto, foi sempre um predicado da APDP. Assim, têm sido estabelecidas parcerias institucionais e reforçadas as já existentes. Atualmente, a APDP disponibiliza programas de Educação em Saúde para todas as pessoas com diabetes, com ênfase na promoção de competências e autonomia necessárias para gerir a diabetes.

Todos estudos de investigação que envolvam pessoas com diabetes assistidas na APDP ou os seus dados de saúde, devem obedecer a pelo menos um dos seguintes critérios definidos pela Comissão de Ética para a Saúde da APDP:

1 – Serem liderados ou coordenados pela própria APDP ou por algum dos seus colaboradores diretos, mediante parecer prévio da Direção Clínica ou parceria de coordenação com instituição preponente

2 – Ser o estudo ou projeto de investigação objeto de protocolo ou acordo prévio entre a APDP e a Instituição ou investigador proponente. Neste caso a APDP será co-responsável pela sua efetivação;

3 – Ter o estudo ou projeto de investigação um caráter de excecional importância e relevância para a diabetologia nacional e/ou para a melhoria assistencial dos cuidados prestados aos portugueses com diabetes.

Em suma, para a realização de um estudo será necessário ter um profissional da APDP corresponsável pelo estudo, sendo o processo já submetido à CES com o nome do profissional convidado.

Os projetos académicos desenvolvidos têm como áreas temáticas:

Adesão ao regime terapêutico, Literacia em Saúde, Educação Terapêutica, Comunicação, Fígado gordo, Nefropatia, Pé diabético, Cardiologia, Retinopatia, Diabetes na criança e adolescente, Serviço Social.

 

Instituições parceiras

Universidade Nova de Lisboa (NMS, ENSP, NSBE)
Universidade Coimbra
Universidade Porto
Universidade Évora
Universidade Católica
Escola Superior Enfermagem de Lisboa
ISTEC – Instituto Superior de Tecnologias Avançadas
ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Portal da Diabetes