Investigação

A APDP tem actualmente vários projectos de investigação financiados, a nível nacional e internacional; englobando a prevalência de doença crónica e sua estratificação de risco, a gestão e disponibilidade de registos electrónicos de Saúde, novo alvos terapêuticos e investigação em fisiologia e fisiopatologia, avaliação de modelos de financiamento e de logística, educação de profissionais de Saúde, pacientes e suas famílias, e sensibilização de grupos de risco e da população em geral.

A apresentação de trabalhos de investigação desenvolvidos nesta instituição tem sido habitual em congressos nacionais e internacionais. Igualmente, diversos trabalhos têm sido alvo de publicação em revistas científicas de impacto e/ou sido distinguidos através de prémios nacionais e internacionais.

Assim, têm sido estabelecidas colaborações com instituições externas, do meio académico e empresarial, incluindo a consolidação da intervenção da APDP num cenário europeu de investigação, através dos vários projectos que tem integrado (SWEET, IMAGE, MANAGE-CARE, etc), assim como através da sua participação na EIP-AHA, Parceria Europeia de Inovação no domínio do Envelhecimento Activo e Saudável. Também no panorama nacional se tem observado o crescimento da APDP nesta área, com projectos FCT aprovados como instituição proponente ou como instituição colaboradora.

A APDP tem tido também um importante papel no desenvolvimento de Estudo da Prevalência da Diabetes em Portugal, quer na sua primeira fase, em 2009, como no follow-up que decorre actualmente, em colaboração com a Direcção-Geral de Saúde e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia. Colabora igualmente com inúmeras instituições de Ensino Superior e no Ensino Politécnico na realização de estudos e no acompanhamento e orientação de trabalhos de alunos de medicina, enfermagem, nutrição e psicologia de outras universidades e faculdades.

Tem também sido integrada a valência de Serviço Social, na perspectiva do trabalho em equipa multidisciplinar, estudando-se os aspectos relacionados com a integração dos determinantes sociais da diabetes na sua identificação e referenciação, e na melhoria dos cuidados de saúde.

 

Projetos de Investigação a decorrer:

EHDEN

Objectivo: Mapeamento dos registos clínicos electrónicos da APDP na estrutura OMOP. Contribuição para a missão de alargar significativamente o volume de dados de saúde ‘prontamente disponíveis’ para a geração de evidência do mundo real na Europa.

BEAMER

Objectivo: Criação de um modelo agnóstico de adesão e comportamento na doença para melhorar a qualidade, os resultados de saúde e a relação custo-eficácia dos cuidados de saúde, através da melhoria da qualidade de vida dos indivíduos. Co-financiado por IMI – Innovative Medicines Initiative.

BEST

Objectivo: Desenvolver uma plataforma integrada de diagnóstico e monitorização capaz de detetar e quantificar simultaneamente a glucose, a insulina e o peptídeo-C de uma forma simples e rápida sem recurso a técnicas complexas de diagnóstico, para a caracterização de fenótipos de diabetes em tempo real.

eDiabetes

Objectivo: Implementar e testar uma plataforma interactiva para a capacitação e motivação das pessoas com diabetes tipo 2 para gestão holística da diabetes, incluindo a promoção dos estilos de vida saudáveis e a aquisição de conhecimentos e competências na área da literacia digital, para além de envolver e capacitar cuidadores informais e formais. Em colaboração com a USF Amora Saudável e co-financiado pela DGS.

Gestão Digital na Diabetes

Objectivo: Conhecer o impacto da utilização de um sistema e de uma plataforma digital na compensação da diabetes, qualidade de vida e literacia em saúde digital. Com o apoio da Lifescan.

Data For Change

Objectivo: Desenvolvimento de projeto na área da Ciência de Dados, com particular foco na predição do desenvolvimento de doença renal crónica (em colaboração com a NOVA School of Business and Economics).

Perceiving Diabetes as an Islet Amyloid PoliPeptide oligomeropathy: disease progression and therapeutic focus

Objectivo: Desvendar as vias moleculares que modulam a formação de oligómeros de IAPP e a sua citotoxicidade, e avaliar as formas de IAPP não processadas e oligómeros de IAPP como indicadores precoces do início/progressão da diabetes em humanos (em colaboração com iBET – Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica)

Evidence-based metaphors for diabetes care

Objectivo: Desenvolver um método para avaliar a eficácia das metáforas baseado no modelo teórico de interpretação e entendimento de metáforas (em colaboração com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas).

TECO- Acompanhamento de uma coorte de pessoas com diabetes tipo 1

Objetivo: acompanhar uma coorte de crianças e jovens com diabetes tipo 1 ao longo de 30 anos, considerando ciclos consecutivos de 30 anos, para identificar a existência de intercorrências significativas, nomeadamente internamentos e eventuais co-morbilidades. As crianças são recrutadas por referenciação dos médicos da APDP.

Dislipidemia na pessoa com diabetes

Objetivo: utilizar ferramentas de data mining e inteligência artificial, para avaliar a prevalência e progressão da diabetes e da dislipidemia em pessoas com diabetes.

LIPODIAB – Estudo de prevalência e fatores de risco das lipodistrofias em pessoas tratadas com insulina em Portugal

Objetivo: avaliar a prevalência de Lipohipertrofias em pessoas insulinotratadas em Portugal.

GRANULOX

Objetivo: testar a eficácia de um spray de hemoglobina para o tratamento de úlceras de pé diabético de difícil resolução.

SCODI

Objectivo: Adaptação para a população portuguesa do questionário Self-Care of Diabetes Inventory; perceber a relação existente entre os dados sociodemográficos e os autocuidados na diabetes.

FOIE-GRAS RISE

Objectivo: Investigação científica e sensibilização de profissionais e cidadãos para a importância fígado gordo não-alcoólico. Intercâmbio de profissionais no âmbito da formação pós-graduada.

EyeSightCAD-DR

Objectivo: Demonstrar e obter a validação, em larga escala, de uma solução inovadora capaz de auxiliar no diagnóstico e prevenção da retinopatia diabética, em colaboração com a NEADVANCE e cofinanciado pelo COMPETE 2020.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Portal da Diabetes