Intervenção comunitária

Têm sido reportados benefícios dos programas de educação no conhecimento relacionado com a diabetes e autocuidados diários, bem como uma diminuição do marcador de controlo glicémico [hemoglobina glicada (HbA1c)], do stress associado à diabetes, dos fatores de risco cardiovasculares, da ocorrência de úlceras de pé diabético, infeções e amputações, com consequente melhoria da qualidade de vida e redução dos custos em saúde. Relativamente à mudança de estilos de vida, ao nível da alimentação e prática de atividade física, verificou-se num estudo com avaliação dos participantes, 30 anos após as intervenções, a diminuição de eventos cardíacos, de complicações cardiovasculares e o aumento da esperança de vida.

Estas evidências suportam a participação da APDP na comunidade, no estabelecimento de parcerias locais, para a implementação de projetos com intervenção comunitária para a mudança de comportamentos, promoção da saúde e prevenção da doença e suas complicações.

 

Intervenções comunitárias a decorrer:

Aceder Saúde: Integrar o migrante com diabetes nos cuidados de saúde

Objectivo: pretende-se aumentar a acessibilidade aos cuidados de saúde da população migrante, refugiados e minorias éticas, com diabetes, através do apoio e acompanhamento especializado pela equipa multidisciplinar da APDP, contribuindo para a segurança na proteção do contágio pela COVID-19, melhoria do estado de saúde e compensação da diabetes.

Viver com Diabetes – Matosinhos

Objectivoresponder ao desafio que a Covid‑19 representa na sociedade e nas pessoas com diabetes, pretendendo suster o crescimento desta infeção e da diabetes na população dos Conjuntos Habitacionais deste território.

Diabetes no Bairro 2.0

Objectivos: Avaliação de risco diabetes Tipo 2; Identificação da População com Diabetes diagnosticada e não diagnosticada; Apoio à população com Diabetes diagnosticada e não diagnosticada através de iniciativas de proximidade na prevenção e gestão da doença; Implementar Programas de literacia na saúde, ao longo do ciclo de vida, nomeadamente no que concerne à Diabetes; Maior capacitação dos técnicos de educação e dos profissionais de saúde, dos cuidadores formais e informais, na área da Diabetes, sua prevenção e controlo; Garantir cuidados adequados promovendo a prevenção da Diabetes e das suas complicações e o seu controlo; Formação e capacitação das Equipas Escolares na área da Diabetes, nomeadamente na resposta às necessidades das crianças com Diabetes tipo 1; Prevenção e controlo do Pé Diabético. Com a parceria de Junta de Freguesia da Penha de França, Associação Ares do Pinhal, Centro Social e Paroquial São João Evangelista e Associação Médicos do Mundo, ACES Lisboa Central, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Centro Social e Paroquial da Penha de França e Gebalis.

Casa da Diabetes

Objetivos: Promover competências e aptidões para o autocontrolo das pessoas com diabetes, no sentido de promover o bem-estar e de evitar ou retardar as complicações associadas à diabetes; Promover respostas adequadas às necessidades sociais e de saúde de um grupo vulnerável, congregando vontades e potenciando recursos; Promover a proximidade com a população em parceria com os agentes locais, nomeadamente Juntas de Freguesia, Serviços de Saúde, associações e outros parceiros que contribuam para o desenvolvimento da intervenção. Parceria com Junta Freguesia do Areeiro.

Diabetes mais simples

Objetivos: Promover a Literacia em Saúde e capacitar as pessoas com DT2 para cuidados de saúde relacionados com a doença, com vista à melhoria dos resultados clínicos, do estado de saúde e da qualidade de vida. Parceria com Câmara Municipal de Lisboa.

Demonstração de Literacia em Saúde na Diabetes, em Oeiras / National Health Literacy Demonstration Project (NHLDP)

Objetivos: Contribuir para a promoção da literacia em saúde e bem-estar da população. Parceria com Escola Nacional de Saúde Publica, integrada na colaboração com Organização Mundial de Saúde (OMS), Universidade de Swinburne, Câmara Municipal de Oeiras e ACES Oeiras.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Portal da Diabetes