Exercício Físico

O exercício é também uma forma eficaz de prevenir complicações da Diabetes e de controlar os níveis de glicemia.

O exercício é benéfico pois vai estimular a produção de insulina e facilitar o seu transporte para as células. Se fizer controlo da glicemia antes e depois da prática de exercício vai facilmente perceber os seus benefícios.

Não precisa de se tornar um atleta! Pode optar por vários tipos de exercícios consoante a sua idade, gosto e condição física.

Pode começar por caminhadas diárias de 30 minutos em piso plano e regular. Caso não consiga caminhar os 30 minutos numa fase inicial, não desista! Comece por menos tempo e vá aumentando gradualmente o tempo e a intensidade. O que interessa é mesmo começar!

Se optar por exercícios de ginásio informe os profissionais que tem diabetes. Os exercícios mais benéficos devem ser de intensidade moderada e de longa duração (40 minutos a 1 hora)

 

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Quando faz exercício está a aumentar a utilização de glicose pelos músculos e em circunstâncias normais, a glicemia tem tendência a baixar.

Para comprovar isto pode fazer um teste: faça a sua medição da glicemia antes e depois de fazer exercício e verifique a diferença!

Se for feito com regularidade, o exercício físico também vai contribuir para reduzir a gordura visceral, e desta forma para diminuir a insulino resistência, ou seja melhora a acção da insulina no organismo e ajuda a melhorar o controlo da diabetes.

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Sempre que pretende praticar exercício físico, especialmente se não está habituado, deve consultar a sua equipa de saúde, porque pode ser necessário fazer um ajuste na medicação (oral/insulina) ou na alimentação para prevenir hipoglicemias.

No caso de pessoas com esquemas intensivos de insulina, serão necessárias outras indicações específicas

O importante é que cada individuo saiba a quantidade e intensidade de exercício físico que pode praticar.

Para evitar hipoglicemias deve vigiar a sua glicemia antes e após da prática de exercício físico.

 

Outras razões para fazer exercício:

  • Melhora a saúde cardiovascular;
  • Fortalece todos os músculos, incluindo os das costas proporcionando um melhor suporte à sua coluna vertebral;
  • Ativa a circulação. O exercício dilata os vasos sanguíneos fazendo com que chegue mais sangue a todo o corpo;
  • Diminui a sua tensão arterial, que é um dos fatores que mais predispõe a complicações cardiovasculares graves;
  • Ajuda na perda de peso,  o exercício físico, aliado a uma alimentação saudável, é a forma mais eficaz de perder peso;
  • Ajuda a melhorar ocontrolo das glicemias, porque se gasta energia, também gasta glicose (que é a principal fonte de energia)
  • Ajuda a baixar o colesterol e outras gorduras do sangue quando é feito com regularidade e por tempo mais prolongado
  • Melhora o humor e a auto confiança, durante o exercício são libertadas hormonas responsáveis pela sensação de bem estar. Vai sentir-se mais bem disposto e verá a qualidade do seu sono melhorar

 

Sugestões de Exercício Físico

Antes de iniciar de iniciar um plano de exercício físico, tenha atenção à sua condição física, e fale com o médico, pois pode haver algum tipo de exercício que não seja adequado para si.

Nem todos precisamos de ser atletas, para sentir os benefícios da atividade física basta que pratique exercícios de intensidade moderada, no mínimo 150 minutos por semana, no entanto é importante salientar que não é benéfico que, por exemplo, pratique 150 minutos de exercício num só dia e que nos restantes dias da semana não faça qualquer atividade, deve repartir este tempo ao longo dos dias e não estar mais de 2 dias seguido sem praticar.

 

Conselhos:

Estipule objetivos realistas, não exagere, depois ficará frustrado por nunca conseguir.

Se num dia não conseguiu fazer o que tinha pensado coloque o exercício que escolheu noutro dia da semana.

À medida que vai aumentando a sua capacidade de exercício vá aumentando também o nível de exigência dos treinos.

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