B10 – Educação terapêutica na diabetes

FUNDAMENTAÇÃO

A diabetes é atualmente reconhecida como um grave problema de saúde pública, pela sua crescente incidência e prevalência, acompanhada de elevada morbilidade e mortalidade.

O tratamento da diabetes é muito exigente e complexo e requer a responsabilização da pessoa com diabetes na aquisição de competências para assumir um papel ativo na gestão da sua doença. Os profissionais de saúde necessitam não só de saberes e competências biomédicas mas também pedagógicas e relacionais que permitam melhor adaptação dos educadores e dos utentes à gestão integrada e partilhada da doença crónica.

A Educação Terapêutica representa um instrumento fundamental na abordagem à pessoa com diabetes e requer um trabalho de equipa multidisciplinar e interdisciplinar,  com formação adequada, para corresponder aos novos desafios da doença crónica, que pressupõe um apoio incondicional e duradouro.

Nesta formação vamos referenciar os modelos de educação terapêutica e fazer um percurso pela consulta individual, abordando as várias fases e áreas que a compõem, e pelas atividades de educação em grupo, com utilização de metodologias ativas que podem ser desenvolvidas.

OBJETIVOS

Que os participantes sejam capazes de melhorar os seus conhecimentos e competências em relação a:

  • Integração dos cuidados na diabetes e trabalho em equipa multidisciplinar e interdisciplinar;
  • Estratégias para conhecer melhor a pessoa com diabetes, construir a relação terapêutica, promover a compreensão partilhada e colaborativa e a negociação;
  • Adequação das metodologias de ensino/aprendizagem, na educação individual e em grupo, aos interesses e às necessidades das pessoas com diabetes.

METODOLOGIAS

Curso na modalidade b-learning.

Metodologias teórico-práticas.

Metodologias ativas: estudo de casos clínicos, trabalhos de grupo, participação em sessões de educação em grupo.

GERAL

APDP Lisboa

Duração
e-learning – 6 horas
presencial – 1 dia (9:30-17:00)

Formadores
Médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicóloga

Destinatários
icos, enfermeiros, dietistas, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos e técnicos superiores de diagnostico e terapêutica

Nº formandos por curso
20

Modalidade
b-learning

Preço
180€

Diretor Clínico e Pedagógico
João Filipe Raposo

Coordenação Pedagógica
Lurdes Serrabulho

Coordenação do Curso
João Raposo e Lurdes Serrabulho

Formadores
AAlexandra Costa, Ana Lúcia Covinhas, Andreia Rebola, Dulce do Ó, João Filipe Raposo, Lúcia Narciso, Lurdes Serrabulho, Manuel Laginha e Teresa Laginha

PROGRAMA

Modalidade e-learning

Apresentação dos formadores e do curso


Módulo 1 – Cuidados integrados na diabetes; Equipa multidisciplinar e interdisciplinar

Módulo 2 – Conhecer a pessoa com diabetes – Representações; Fases de Aceitação da Doença


Módulo 3 – Educação Terapêutica na Diabetes – Modelos; Fases; A Educação Terapêutica no Início de Insulinoterapia e na Mudança do comportamento alimentar; A Família e a Educação terapêutica


Módulo 4 – A Educação Terapêutica na Diabetes nas sessões de educação em grupo – Princípios; Importância dos pares; Organização de sessões


Modalidade Presencial

9h30 – 11h00

Módulo 5 – A Educação Terapêutica na Consulta individual
Consulta individual – Compreensão partilhada e negociação.

 

11h00 – 12h30

Módulo 6 – A Educação Terapêutica na Consulta individual, Casos clínicos de Insulinoterapia, Alimentação e Autovigilância

 

14h00 – 16h30

Módulo 7 – A Educação Terapêutica nas Sessões de Educação em Grupo: Metaplan; Gorduras escondidas; Relógio da Vida.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Preencha o seguinte formulário para inscrição no curso de formação.

     

    CANDIDATO

     

    HABILITAÇÕES (ACADÉMICAS E PROFISSIONAIS)


    BacharelatoLicenciaturaMestrado/DoutoramentoComplementar

     

    ORGANISMO OU INSTITUIÇÃO ONDE TRABALHA


    SimNão

     

    ESTA FICHA DE INSCRIÇÃO QUANDO ENVIADA, DEVERÁ SER ANEXADA AO QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO, QUE DEVERÁ TER JÁ PREENCHIDO. NÃO ACEITAREMOS A FICHA DE INSCRIÇÃO SEM O QUESTIONÁRIO.

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