Consultas

Monitorização Contínua da Glicose

Os sistemas de Monitorização Contínua da Glicose (MCG) permitem avaliar os níveis de glicose de forma constante ao longo do dia. São constituídos por um sensor que é introduzido no tecido subcutâneo e que realiza leituras dos valores de glicose no líquido intersticial. O sensor envia as leituras para um recetor por tecnologia wireless, sendo possível ver valores em tempo real. Em alguns sistemas é necessário realizar uma calibração do sistema introduzindo um valor obtido pela glicose capilar. Hoje em dia, existem MCG que dispensam calibração.

Os sensores são substituídos a cada 7, 10 ou 14 dias conforme as indicações de cada fabricante.
A MCG em tempo real possibilita observar as oscilações da glicose ao longo do dia, sendo por isso, uma ótima ferramenta educativa, de autoconhecimento e de ajuste terapêutico.

 A possibilidade de programar alarmes permite diminuir o risco de complicações agudas (hipoglicemia e hiperglicemia) e a partilha de dados com um cuidador contribui para uma maior segurança na execução do plano terapêutico, bem-estar e qualidade de vida.

Existem diversas MCG no mercado, sendo a escolha do tipo de MCG a utilizar dependente do perfil da pessoa, da sua motivação e preferência. Para já, nem todas são comparticipadas.

Conheça a nossa equipa

Endocrinologista

Icone APDP

Nutricionistas

Ana Filipa Lopes

Ana Filipa Lopes

Maria João Afonso

Mafalda Pinto

Lucia Narciso

Lúcia Narciso

Icone APDP

Enfermeiros

Duarte Matos

Marina Dingle

Ana Duarte

Ana Cristina Paiva

Ana Cristina Paiva

Andreia Oliveira

Andreia Oliveira

Lucia Zacarias

Lúcia Zacarias

Mariana Pires

Mariana Pires

Tiago Silva

O que fazemos?

Consultas Médicas

Consultas de Enfermagem

Consultas de Nutrição

Formações para profissionais de saúde

O Departamento de Monitorização Contínua da Glicose foi criado em 2012 com o intuito de dar resposta ao crescente número de dispositivos que têm vindo a surgir no mercado. Para tirar o maior partido desta tecnologia e centrar a abordagem na pessoa com Diabetes Mellitus (DM), o departamento de MCG organizou uma consulta multidisciplinar constituída por enfermeiro, médico e nutricionista que visa ajudar a pessoa com DM a adquirir as competências necessárias, e atuar face aos valores que vão sendo apresentados.

O Espaço

Gabinetes dos pisos 3, 4 e 6