O Departamento de Crianças e Jovens da APDP foi criado em 2008. Atualmente, assegura a prestação de cuidados a mais de 500 crianças e adolescentes com diabetes. O Departamento é constituído por uma equipa multidisciplinar, diferenciada e experiente no tratamento da diabetes tipo 1, que inclui pediatras, endocrinologistas, profissionais de enfermagem, nutrição e psicologia.
As consultas abrangem todo o tipo de diabetes e, no caso da diabetes tipo 1, o tratamento com múltiplas administrações diárias de insulina (com canetas de insulina) e com sistemas de perfusão subcutânea contínua de insulina (bombas de insulina). Habitualmente, as várias consultas e os exames complementares são agendados para o mesmo dia. Existe a possibilidade de realização de consultas não presenciais.
Para a criança ou adolescente com diabetes e para a família e restantes cuidadores é fundamental adquirir conhecimentos sobre a diabetes e de como a tratar, com o objetivo de manter bom controlo do perfil da glicemia, evitar as complicações e promover o bem-estar geral e a qualidade de vida. A educação terapêutica deve, por isso, ser abrangente, mas também, gradual e adaptada às especificidades individuais, de modo a capacitar para a gestão do tratamento e dos diversos desafios do dia-a-dia, estimulando a autonomia de forma progressiva e promovendo a integração plena na vida escolar, social e familiar.
O Departamento de Crianças e Jovens da APDP promove de forma regular ações educativas destinadas aos familiares e cuidadores e também às equipas escolares. Também promovemos a dinamização de iniciativas educativas e recreativas destinadas às crianças e aos jovens, que constituem oportunidades privilegiadas de convívio e de partilha de experiências e conhecimento entre pessoas com a mesma condição.
O Departamento de Crianças e Jovens da APDP assegura ainda um processo, planeado e estruturado, de transição entre os cuidados pediátricos e os cuidados centrados na pessoa adulta. O objetivo é melhorar as competências dos adolescentes e jovens adultos para a autogestão dos cuidados de saúde, promovendo a sua responsabilidade e a autonomia progressiva.
Por norma, o processo de transição é implementado a partir dos 14 anos e a transferência para a consulta de adultos ocorre entre os 18 e os 21 anos.
Neste processo, que engloba um programa educativo, estruturado e multidisciplinar, a ação coordenada entre os vários elementos da equipa facilita a otimização de cuidados prestados e a adaptação do jovem aos cuidados centrados na pessoa adulta.
O que fazemos?
Triagem
Consultas médicas
Consultas de Enfermagem
Consultas de Nutrição
Consultas de Psicologia
O Espaço
Telefone: 213816120
depcj@apdp.pt – médicos, enfermeiros, nutricionistas
diabetologia@apdp.pt – serviços administrativos
MyAPDP – receituário e consumíveis de bomba de insulina