Consultas

Diabetologia Crianças/Adolescentes

Departamento de Crianças e Adolescentes da APDP foi criado em 2008, atualmente, assegura a prestação de cuidados a mais de 500 crianças e adolescentes com diabetes. Engloba uma equipa multidisciplinar, diferenciada e experiente no tratamento da diabetes tipo 1, constituída por médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos.

As consultas abrangem todo o tipo de diabetes e, no caso da diabetes tipo 1, o tratamento com múltiplas administrações diárias de insulina (com canetas de insulina) e com sistemas de perfusão subcutânea contínua de insulina (bombas de insulina). Habitualmente, as várias consultas e os exames complementares são agendados para o mesmo dia. Existe a possibilidade de realização de consultas não presenciais.

APDP Crianças Adolescentes

Para a criança ou adolescente com diabetes e para a família e restantes cuidadores é fundamental adquirir conhecimentos sobre a diabetes e de como a tratar, com o objetivo de manter bom controlo do perfil da glicemia, evitar as complicações e promover o bem-estar geral e a qualidade de vida. A educação terapêutica deve, por isso, ser abrangente, mas também, gradual e adaptada às especificidades individuais, de modo a capacitar para a gestão do tratamento e dos diversos desafios do dia-a-dia, estimulando a autonomia de forma progressiva e promovendo a integração plena na vida escolar, social e familiar.

O Departamento de Crianças e Adolescentes da APDP promove de forma regular ações educativas destinadas aos familiares e cuidadores e também às equipas escolares. Também promovemos a dinamização de iniciativas educativas e recreativas destinadas às crianças e aos jovens, que constituem oportunidades privilegiadas de convívio e de partilha de experiências e conhecimento entre pessoas com a mesma condição.

O Departamento de Crianças e Adolescentes da APDP assegura ainda um processo, planeado e estruturado, de transição entre os cuidados pediátricos e os cuidados centrados na pessoa adulta. O objetivo é melhorar as competências dos adolescentes e jovens adultos para a autogestão dos cuidados de saúde, promovendo a sua responsabilidade e a autonomia progressiva.

Por norma, o processo de transição é implementado a partir dos 14 anos e a transferência para a consulta de adultos ocorre entre os 18 e os 21 anos.

Neste processo, que engloba um programa educativo, estruturado e multidisciplinar, a ação coordenada entre os vários elementos da equipa facilita a otimização de cuidados prestados e a adaptação do jovem aos cuidados centrados na pessoa adulta.

Diabetologia Crianças/Adolescentes
Diabetologia Crianças/Adolescentes

Conheça a nossa equipa

Icone APDP

Médicos

Raquel Coelho

Raquel Coelho

Rosa Pina

Rosa Pina

APDP

Sofia Castro

Icone APDP

Enfermeiros

Icone APDP

Nutricionistas

Duarte Matos

Duarte Matos

Marine Dingle

Marine Dingle

APDP

Sofia Castro

Maria João Afonso

Maria João Afonso

Mafalda Pinto

Icone APDP

Psicólogos

Ana Lúcia Covinhas

O que fazemos?

Triagem

Consultas médicas

Consultas de Enfermagem

Consultas de Nutrição

Consultas de Psicologia

Espaço APDP Diabetologia Adultos

O Espaço

Contactos
Telefone: 213816120
depcj@apdp.pt – médicos, enfermeiros, nutricionistas
diabetologia@apdp.pt – serviços administrativos
MyAPDP – receituário e consumíveis de bomba de insulina