Inaugurada exposição sobre Ernesto Roma no Porto

Inaugurou sexta-feira passada, dia 5 de julho, na Seção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM), no Porto, a exposição biográfica do médico Ernesto Roma, fundador da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP).

Esta exposição ficará na SRNOM até dia 19 de julho.

 

Ernesto Roma, um dos maiores vultos da medicina portuguesa, que percorreu quase todo o século XX, criou em Lisboa a primeira associação de diabetes do mundo e foi o responsável pela introdução, em Portugal, do conceito de educação terapêutica no tratamento com insulina das pessoas com diabetes.

Nascido em Viana do Castelo a 1 de junho de 1887 e licenciado em Medicina pela Escola Médica de Lisboa, cedo viajou para Paris e, mais tarde, para Boston, onde estagiou. Visitou a clínica para onde os médicos que descobriram a insulina em 1921 enviaram os primeiros frascos do produto e, de regresso a Portugal, criou a insulinoterapia e tornou-se reconhecido como diabetologista.

A exposição “Ernesto Roma – Vida e Obra” foi concebida com base no espólio do médico, disponibilizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, bem como na documentação existente e produzida pela APDP.

No âmbito da exposição realizar-se-á, dia 18 de julho, pelas 18h00, uma homenagem a Eduardo Santos Silva, médico e professor que desenvolveu um importante e reconhecido trabalho na luta contra a diabetes na cidade do Porto, presidida pelo jurista Artur Santos Silva, seu sobrinho.

 

Fotoreportagem da inauguração da exposição “Ernesto Roma – Vida e obra”

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!