Missão

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) trabalha para a melhoria da qualidade de vida e para o bem estar das pessoas com diabetes, para que esta doença não constitua uma barreira no seu dia a dia.

Já em 1925 escrevia Pulido Valente, na sua obra “Lições sobre Diabetes”:
Mais do que em qualquer outra doença o médico será aqui educador. A sua função é menos tratar o doente do que ensiná-lo a tratar-se ele próprio.

Pulido Valente foi inspirado pela visão de Ernesto Roma que, depois de conhecer o milagre da insulina nos Estados Unidos da América, criou em Lisboa a primeira associação de diabetes do mundo e foi o responsável pela introdução, em Portugal, do conceito de educação terapêutica no tratamento com insulina das pessoas com diabetes.

A APDP é uma instituição que mantém alta a bandeira de respeito pelas pessoas com diabetes e de defesa da sua autonomia e integração social.

 

A APDP tem por missão:

  • Apoiar as pessoas com diabetes, seus familiares e cuidadores, prestando-lhes serviços clínicos e educativos de qualidade;
  • Construir uma relação terapêutica indispensável à prestação de melhores cuidados na consulta individual multidisciplinar e na educação em grupo, integrando a pessoa com diabetes no seu próprio processo de tratamento;
  • Desenvolver projetos de investigação, em parceria com organizações nacionais e internacionais, com vista à melhoria do tratamento e à cura da diabetes;
  • Colaborar no desenvolvimento de políticas públicas centradas nos direitos e nas necessidades das pessoas com diabetes.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password