Maria de Lurdes Monteiro Serrabulho Andrade

Graus académicos
- Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Educação para a Saúde (2014) - Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.
- Mestrado em Ciências da Educação, Especialidade de Educação para a Saúde (2004) - Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.
- Licenciatura em Enfermagem – Diploma de Estudos Superiores Especializados em Enfermagem - Especialização em Enfermagem de Saúde Pública (1986) - Escola de Enfermagem Pós-Básica de Lisboa.
- Bacharelato em Enfermagem (1980) - Escola Técnica de Enfermeiras - Lisboa


Carreira e funções profissionais
Enfermeira, trabalha na APDP há 26 anos, com experiência na consulta de diabetes e na formação, em sessões de educação em grupo e cursos, seminários e congressos para pessoas com diabetes e familiares e para profissionais de saúde.
Trabalhou com crianças e adolescentes com diabetes tipo 1 em consultas, sessões de educação em grupo e campos de férias durante 15 anos.
É Coordenadora de Formação da APDP desde 2006 e Coordenadora de Enfermagem da APDP desde 2011.

 

Investigação
Tese de Mestrado em Ciências da Educação sobre “A saúde e os estilos de vida dos adolescentes com diabetes tipo 1” (2004).
Tese de Doutoramento em Ciências da Educação sobre “A saúde e os estilos de vida dos jovens adultos com diabetes tipo 1” (2014).

 

Autoria, Organização e Coordenação de publicações
“A saúde e os estilos de vida dos adolescentes com diabetes tipo 1” (2004).
“Representações da saúde e estilos de vida dos adolescentes com diabetes tipo 1” (2005).
“Ser jovem com diabetes” (2013)
“A saúde e os estilos de vida dos jovens adultos com diabetes tipo 1” (2014)
“Being young with diabetes” (2015)
“A Educação Terapêutica na Diabetes” (2016)os.